terça-feira, 1 de setembro de 2009

Receita do dia - Pãezinhos integrais

Pãezinhos integrais
Ingredientes
225 g de farinha de trigo integral
1 pitada de sal marinho
50 g de margarina vegetal
4 colheres (chá) rasas de fermento em pó
150ml de leite
Modo de Preparar
Misture a farinha com o sal e o fermento em pó numa vasilha.
Acrescente a margarina e misture bem. Adicione o leite e
misture até obter uma massa macia.
Estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha
até obter a espessura de 2 centímetros. Corte a massa em rodelas.
Disponha numa assadeira untada e leve para assar em forno bem
quente durante 10 a 15 minutos.
Obs: o pão integral é uma excelente fonte de cálcio, ferro, vitamina B,
vitamina E e proteína. Um alimento de alto valor nutritivo.

Qual a temperatura adequada para fritar o hambúrguer?

Para o hambúrguer de carne não secar por dentro e não ficar reduzido à metade do tamanho na hora de colocar na chapa, esta precisa estar muito quente para dourá-lo rapidamente. O excesso de calor faz o hambúrguer grudar na chapa, por isso, antes de colocar a carne, experimente com um mini hambúrguer preparado com uma colher de chá de carne.

Se a chapa estiver muito quente e ainda assim o hambúrguer grudar, aperte com uma espátula. O suco da própria carne ajuda a soltá-la. Não force o hambúrguer para não quebrá-lo. Para o hambúrguer ficar dourado, coloque pequenas quantidades de margarina ou manteiga na chapa, meia colher de café de cada vez, incline-a para a gordura escorrer por baixo da carne.

O que é branquear legumes?


Branquear consiste em ferver vegetais rapidamente, não mais que cinco minutos. Serve para reduzir a acidez, pré-cozer, para depois usar os vegetais em recheios ou para serem aquecidos na hora de ir para a mesa.

Dicas diversas de culinária

- Quando temperar os bifes de peru utilize leite e não vinho, além dos temperos habituais. Você verá que eles ficam mais macios e gostosos.
- Para dourar empadão, massa folhada ou pastéis de forno, em vez de pincelar com ovo batido, pincele com leite. É mais econômico, faz o mesmo efeito que o ovo e sem queimar.

- Para não chorar na hora de usar a cebola, descasque-a e deixe de molho na água, algumas horas antes de cortá-la. Ou então, corte antes um limão com a faca com que vai cortar a cebola.

- Para facilitar o trabalho de descascar os dentes de alho, mergulhe-os em um recipiente com água durante 20 minutos. Em seguida, escorra a água e descasque os dentes, que estarão com as cascas totalmente soltas.

- Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria. Isso o deixará bem verdinho.

- Antes de fritar os ovos, coloque um pouco de farinha de trigo no óleo para evitar que ele espirre.

-Para que o ovo renda mais, junte um pouco de água antes de bater os ovos. Você vai ver que eles rendem muito mais.