quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Receita do dia - Bobó de camarão

Bobó de camarão

Ingredientes
2 kg de camarões médios
suco de 1 limão
2 copos de água
150g de margarina ou se preferir, duas colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) cebola picada
400grs de tomate s/ pele ou purê de tomate
1 maço de cheiro verde
1 maço pequeno de coentro
sal e pimenta do reino
pimenta malagueta amassada
1 pimentão verde ou vermelho picado
1 1/2 k de aipim
2 vidros de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de preparar
Limpe os camarões (guarde as cascas bem lavadas) e tempere-os com limão, sal,
pimenta do reino e coentro. Refogue os camarões na manteiga derretida, com a cebola, purê de tomate, pimentão e ervas. Acrescente o caldo feito com a casca do camarão aferventada com um pouco de sal.
À parte, cozinhe o aipim com sal a gosto. Depois, bata no liquidificador, usando a água do cozimento. Em seguida, leve ao fogo, o aipim batido (purê), o leite de coco e por último o
azeite de dendê. Deixe em fogo baixo até engrossar. A pimenta malagueta é opcional.

Metais dourados

Para limpar metais dourados, do banheiro, como pias e maçanetas, misture limão, água e vinagre em partes iguais e esfregue sobre a peça. A mistura pode ser substituída por água, sabão e álcool. Já os frisos dourados podem ser levemente esfregados com algodão embebido em álcool. Se as manchas persistirem, passe essência de terebintina.

Para limpar bolsas de pano

Para limpar bolsa de pano, a seco, primeiro passe uma escova para tirar a poeira. Depois, prepare uma pasta com talco e benzina pura. Passe a pasta em toda a superfície da bolsa e deixe secar. Depois, escove bem para remover o pó. Para limpar as bolsas de tecidos escuros e grossos esfregue uma escova umedecida em álcool.

Brilho nos sapatos sem flanela



Na falta da flanela, use uma bolinha de meia de náilon velha. O resultado é surpreendente. Se você não tem uma calçadeira, improvise usando um envelope dobrado.

Dicas para pintar a casa


Evite usar massa corrida, porque resseca e trinca com o passar do tempo. Use massa acrílica para fazer texturas ou cobrir imperfeições da superfície a ser trabalhada. Passe a camada de massa acrílica com espátula ou até mesmo com o pincel e alise bem. Depois de seca, passe uma lixa bem fininha, no. 120, para a superfície ficar toda por igual.

Vede os cantos, teto e rodapé para que eles não sejam borrados com a pintura. Use uma faixa de jornal colado com fita crepe. Antes de retirar a fita crepe, no final do trabalho, passe primeiro um estilete entre a fita crepe e o jornal, para evitar que a pintura se descasque quando a fita crepe for puxada.

Se você pretende pintar a casa, comece a guardar bandejinhas de isopor quando comprar queijo e presunto para usá-las na pintura. Guarde garrafas plásticas de refrigerantes cortadas ao meio para diluir as tintas. Tintas diluídas conservam-se por mais tempo quando tampadas com filme de PVC, para não criar nata por cima.