sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Receita do dia- Carne Assada à moda de meu avô


CARNE ASSADA À MODA DE MEU AVÔ -
(receita deliciosa do meu amigo Victor Grinbaum- http://www.cheirosetemperos.blogspot.com/)


Ingredientes
Uma peça de lagarto redondo, de preferência já limpa, sem gordura ou pelancas;
Uma lingüiça calabresa;
Uma cenoura grande, previamente descascada;
Um pimentão verde, médio;
Uma cebola grande, picadinha o menor possível;
Cerca de uma cabeça de alho, descascados e bem picadinhos previamente;
Vinagre;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Duas folhas de louro;
Um copo de Coca-Cola (não serve Coca Light nem Coca Zero);
Um copo de vinho tinto;
Cerca de meia xícara de molho de soja (molho shoyu);
Uma colher de chá de extrato de tomate, e
Óleo de soja (ou congênere).

Modo de preparar
Na véspera, tempere a peça de lagarto redondo com metade da cebola picadinha, metade do alho picado, as folhas de louro, sal a gosto, pimenta do reino quanto baste para seu gosto e vinagre. Com uma faca grande e bem afiada, faça dois longos furos na lateral dela que atravessem a peça de uma extremidade a outra. Daí introduza a lingüiça calabresa e a cenoura de modo que elas recheiem a carne. Guarde-a na geladeira até o dia seguinte.

Pela manhã, aqueça uma panela grande e funda em fogo alto e coloque um pouquinho do óleo no fundo. Com cuidado, deite a carne temperada com cuidado na panela e vá fritando todos os lados dela, até que a peça inteira esteja bem douradinha. Neste momento é a hora de você abaixar o fogo, pegar o copo de Coca-Cola e ir despejando o refrigerante bem devagarinho, gole por gole, por cima da carne, deixando que o líqüido vá se evaporando em contato com o fundo da panela quente. Vá fazendo esse processo com muita calma, sem pressa, virando de vez em quando a carne para que todos os lados dela sejam fritos por igual.
Findo o copo de Coca-Cola, repita o processo com o copo de vinho. Ao final, você notará que a própria carne absorveu uma boa parte dos líqüidos e que eles estão saindo dela novamente, formando um molhinho escuro e cheiroso no fundo da panela. Mantenha o fogo baixo e mantenha o processo de ir virando a carne de vez em quando. Fique atento para o molhinho do fundo não secar demais. Para isso, vá despejando um pouquinho de água misturada ao molho shoyu de vez em quando.Este processo demorará cerca de meia-hora.
Quando a carne já estiver bem escura, praticamente preta mesmo, é que está na hora de você cobri-la com um pouco mais de água e deixar ela cozinhando no molho resultante. O tempo necessário para deixar a carne macia varia muito. O ideal é experimentar com a ponta de um garfo grande e sentir a resistência dela.O ponto perfeito é quando a carne está com uma aparência de tora de madeira e a "casca" está se desfiando.
Neste momento, retire a peça do molho e da panela, e com uma boa faca amolada, vá fatiando a carne em pedaços nem muito finos e nem muito grossos, com cuidado para manter as rodelas de lingüiça e cenoura em seu centro. Uma vez fatiada a peça inteira, volte os pedaços para o molho por mais dez minutos em fogo médio, acrescentando por fim a colher de chá de extrato de tomate e mexendo bem. Está pronta!

Torresmo sequinho


Para deixar o torresmo sequinho, antes de fritá-los, coloque uma colher de sopa de vinagre no toucinho. Ao fritar tirinhas de bacon, passe antes no leite e depois na farinha de trigo. Isso evita que a gordura espirre ou que elas encolham muito.

Para aumentar o prazo de validade do germe de trigo


Conserve o germe de trigo em um vidro bem tampado e na geladeira. Antes de empanar a carne de porco, frango ou peixe, misture germe de trigo à farinha de rosca. O seu empanado ficará bem mais nutritivo e com melhor textura.

Dicas rápidas

Detergente turbinado - o detergente fica mais eficiente, colocando dentro dele algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

Para perfumar a cozinha depois da fritura- coloque num borrifador: álcool e cravo da índia, deixe descansar por alguns minutos. Depois é só usar.

Para facilitar o trabalho de lavar o tabuleiro - antes de assar o frango, a carne ou o peixe, forre a assadeira com papel de alumínio. Depois é só jogar fora a folha de alumínio junto com a maior parte do molho e das sobras. Não esqueça de colocar um tabuleiro forrado com papel de alumínio, quando você for assar lasanha ou pratos com tendência a babar no forno. Isso evitar sujeira no fogão.

Para tirar as marcas do lençol sem passar a ferro

Misture uma parte de álcool com três partes iguais de água, borrife sobre as dobras amassadas e passe a mão em seguida. Espere secar e o lençol vai ficar lisinho de novo.


Na hora de usar o ferro, forre a tábua de passar roupa com papel alumínio. Isso poupa energia.