quarta-feira, 18 de junho de 2008

Para o bolo ficar mais gosto



Alguns segredinhos fazem a maior diferença na hora de preparar o bolo. Antes de começar, verifique se tem todos os ingredientes em casa. Deixar a massa parada, acaba solando o bolo. A primeira coisa a ser feita é acender o forno e untar a forma com óleo, pois é mais fácil de espalhar, a massa gruda menos e é mais econômico.



Em vez de farinha, polvilhe a forma com farelo de aveia ou farelo de trigo para adicionar fibras e textura ao bolo. Polvilhe o fundo e as laterais da forma por igual.

Quando uma receita pedir para acrescentar o líquido alternadamente com os ingredientes secos, comece e acabe com a farinha, pois assim o bolo ficará mais leve.

Farinha de trigo e o açúcar devem ser peneirados para não embolar a massa e dar leveza à receita. Os ovos devem ser utilizados na temperatura ambiente. O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser adicionado. Antes de usá-lo, verifique o prazo de validade.

Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco, Isso evitará que ele tome vento e murche.

Nas receitas de bolos use ovos médios. Os ovos grandes fazem com que o bolo abaixe quando frio.


Quanto maior for o bolo, menor deverá ser a temperatura do forno, para que fiquem bem assados.

Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma forma com água na prateleira superior do forno, para que ele acabe de assar.

Para a roupa preta não desbotar

Lave normalmente e não deixe de molho em sabão. Na hora de enxaguar, adicione vinagre de álcool na última água. Deixe secar à sombra, com a roupa do lado avesso.

Engomando a roupa de linho

Coloque em um borrifador: 1 copinho de aperitivo de amaciante; a mesma medida de álcool e de cola branca (aquela que se usa no colégio); e três medidas de água. Vá borrifando a roupa e passando.