segunda-feira, 16 de junho de 2008

Limpa vidros

Coloque 1 litro de água, 1 litro de querosene e 1 litro de álcool. Misture os três e limpe os vidros. Você vai gostar do resultado.

A tinta de impressão é excelente repelente de traças e muito boa para limpar vidros. Pegue duas ou três folhas de jornal e álcool o suficiente. Rasgue as folhas e molhe bem com água. Esprema-as e coloque tudo num vidro. Acrescente álcool até cobrir os jornais. No outro dia, coe e o seu produto está pronto para ser usado na limpeza.

Amaciante para roupas

Ingredientes:
6 litros de água (sendo 5 litros de água fria e 1 litro quente)
2 colheres de glicerina líquida
1 frasco ou uma garrafinha pequena de leite de rosas ou água de rosas
1/2 sabonete azul ralado grosso

Modo de fazer:
Esquente bem o litro de água, sem ferver e desligue o fogo. Coloque o sabonete ralado, tampe e deixe por algumas horas para amolecer. Volte ao fogo baixo, mexendo sem ferver (durante 1 ou 2 minutos para derreter totalmente). Despeje em um balde, acrescente a glicerina, o leite de rosas e os outros 5 litros de água fria. Misture e engarrafe. Ele só toma consistência cremosa no dia seguinte
.

Para tirar o odor dos pés

Ingredientes:
200 ml de álcool comum
2 pedrinhas de cânfora
1 copo de folhas secas de menta ou hortelã

Modo de fazer:
Misture o álcool com as pedrinhas de cânfora. Espere que elas se dissolvam totalmente (mais ou menos 5 dias). Depois, acrescente 1 litro de água fervente às folhas secas de menta ou hortelã, deixe amornar.Deixe os pés repousarem nessa mistura por 30 minutos. Seque bem os pés e faça uma massagem entre os dedos com álcool canforado. Além de tirar o odor dos pés, é relaxante.

Detergente líquido para cozinha

Ingredientes:
1 sabão caseiro ralado
2 litros de água
1 colher de óleo de rícino
1 colher de açúcar.

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e leve para ferver até que dissolva e engarrafe.

Substituindo o leite no purê

Substitua a manteiga ou margarina, colocando maionese no purê de batata. Fica muito gostoso.

Substituindo o ovo no bolinho de carne

Na hora de preparar a massa do croquete ou do bolinho de carne substitua o ovo por batatas amassadas. Faz o mesmo efeito.

Ferrugem da faca

Para tirar ferrugem da lâmina da faca, corte uma cebola em duas e encha-a de açúcar. Depois, com ela esfregue energicamente a lâmina da faca.

Ferrugem das panelas e utensílios da cozinha

Se o utensílio estiver com ferrugem, limpe mergulhando por 24 horas, numa mistura de três partes de azeite e uma de gasolina.

Limpando o arroz queimado da panela

Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá com facilidade.

Ou, ferva um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio, dentro da panela queimada.

Cheiro de arroz queimado

Troque o arroz de panela, sem raspar o queimado. Depois cubra o arroz com algumas fatias de pão de forma e deixe por alguns minutos. O cheiro passa para o pão.

Banho-maria

Para elevar a temperatura da água, sem aumentar o fogo, coloque uma colher de café de bicarbonato de sódio na água do banho-maria.

Arroz

Se você colocou muito óleo no arroz, na hora de colocar água para cozinhar, coloque junto algumas folhas de alface. Elas absorvem o excesso de gordura.

Para requentar o arroz, basta colocá-lo no escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com dois ou quatro dedos de água. Deixe a água ferver durante alguns minutos para que o arroz fique quente.

Se preferir, você também pode colocar um pouco de água no arroz, colocar a panela em banho-maria durante dez minutos, mexendo o arroz lentamente.
Para a água do arroz não derramar no fogão, coloque na água uma colher (café) de manteiga ou margarina.

Guarde o arroz em um recipiente de plástico bem fechado e dentro coloque um pedaço de pão francês. Isso aumenta a durabilidade do arroz.

Molho com excesso de gordura

Para tirar o excesso de gordura coloque o molho em um recipiente no congelador, por cerca de 20 minutos. A gordura congela e você consegue retirar com mais facilidade.