quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cuidando do freezer e da geladeira

O freezer deve estar em perfeitas condições: limpo, sem cheiro e sem resíduos de comida. A temperatura ideal deve ficar em torno de 18 graus negativos ou um pouco menos.

Para conservar seu freezer limpo, ao guardar recipientes, limpe-os com pano úmido, assim a sujeira não cairá nas prateleiras.

A temperatura
Para verificar a temperatura, coloque um termômetro na prateleira superior ou no canto superior da primeira cesta do aparelho e deixe a noite toda. Pela manhã, é só verificar se a temperatura está na faixa indicada como a ideal.

O funcionamento do aparelho
Abrir a porta com freqüência, prejudica o funcionamento do aparelho porque acaba criando choques-térmicos e camadas extras de gelo.

A limpeza do freezer
Forre com papel-alumínio a base ou compartimentos do freezer para evitar que as bandejas de gelo ou de comida grudem. De vez em quando troque a folha.

O consumo de energia
Geladeira e freezer vazios gastam mais energia. Para evitar a circulação de ar, encha o aparelho com pães ou jornal amassado.
Procure colocar geladeiras e freezers em lugar fresco, longe de aparelhos que gerem calor, como o fogão ou janela onde bata sol.

Descongelando a geladeira e o freezer
Para descongelar, forre as prateleiras com papel alumínio, fazendo um furo no meio de cada folha, assim a água poderá escorrer em uma tigela na parte debaixo. Forre o chão com um pano, antes de retirar o gelo das laterais e nunca use a faca. Freezer e geladeira já vêm com uma pazinha própria para retirar o gelo. Antes de ligar, seque bem.

Acelerando o degelo
Use um secador de cabelo para derreter o gelo do freezer ou da geladeira, movendo-o para evitar o superaquecimento. Conserve as mãos secas e evite molhar o secador para não levar choque.