segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mancha de tinta em móveis encerados



Esfregue sobre a mancha uma mistura de álcool e vinagre em partes iguais. Depois de seco, dê brilho com flanela. Para tirar as manchas de tinta de escrever experimente passar um pedaço de batata crua.

Mancha de ferrugem no mármore

Passe um pouco de limão sobre a mancha e depois coloque um pouco de sal. Deixe agir por 15 minutos e esfregue levemente com esponja de aço e sabão de coco. Manchas em mármore branco também saem com água oxigenada.

Na hora de cozinhar a batata doce

Para evitar que a panela escureça ao cozinhar batata-doce com casca, coloque um pouco de óleo na água.

Como escolher berinjelas e beterrabas


Escolha as berinjelas durinhas e lisas, as enrugadas e murchas geralmente são amargas. Já as beterrabas menores são mais gostosas. As lisas e sem manchas são melhores.

Repolho roxo

Para conservar a cor do repolho roxo, adicione à água da fervura gotas de limão ou de vinagre.

Batata frita congelada

Descasque as batatas e guarde-as na geladeira, mergulhadas em um recipiente com água e uma colher (café) de vinagre. Fazendo isso as batatas ficam sempre prontas para fritar e duram até 3 dias, na geladeira.

Utensílios de madeira

Para limpar utensílios de madeira como batedor de carne, colheres e tábua de carne: embeba uma esponja em água oxigenada e esfregue bem. Deixe agir por uns minutos e enxágüe.

Manchas de gordura nos refratários

Para limpar, passe uma escovinha molhada e bicarbonato de sódio. Esfregue bem e enxágüe. Os refratários ficam limpinhos.